Os termómetros atingiram os 15ºC no domingo.
Corpo do artigo
O Reino Unido teve a véspera de Natal mais quente dos últimos 20 anos. Em Heathrow, sudoeste de Londres, as temperaturas atingiram 15,3ºC no domingo, muito acima da média para esta época do ano. Este dia 24 de dezembro foi, assim, o mais quente desde 1997.
"Têm sido uns dias excecionalmente amenos em todo o Reino Unido, com temperaturas muito acima da média para a época do ano, sendo a máxima para dezembro de 7ºC. As temperaturas atingiram hoje os 15ºC em vários locais do Reino Unido, sendo a mais elevada de atingiram 15,3ºC em dois locais - Heathrow e Cippenham, Berkshire", explicou ao The Guardian Liam Eslick, meteorologista do Met Office.
Esta segunda-feira, a maior parte do Reino Unido pode esperar um dia de Natal húmido e anormalmente quente, com temperaturas entre os 12 ou 13ºC no sul de Inglaterra. Ainda assim, os meteorologistas consideram que é pouco provável que seja quebrado o recorde do dia de Natal mais quente de que há registo - estabelecido em Killerton, Devon, em 1920 quando a temperatura atingiu os 15,6ºC -, mas as temperaturas continuaram a ser 5 ou 6ºC mais quentes do que o normal para esta época do ano.
"Há uma ligeira tendência de descida das temperaturas para o dia de Natal, mas ainda esperamos que sejam confortavelmente acima da média. Estamos a prevê 13 ou 14ºC amanhã, provavelmente o dia de Natal mais quente desde 2016, quando atingimos 15.1ºC", acrescentou o meteorologista.
O 25 de dezembro mais quente de que há registo no Reino Unido foi de 15.6ºC em 1920.