Os dois chefes de Governo reuniram-se em Londres.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson e o seu homólogo italiano, Giuseppe Conte, salientaram esta terça-feira a necessidade de fortalecer a relação entre os dois países após a saída do Reino Unido da União Europeia.
Os dois chefes de Governo reuniram-se esta terça-feira em Londres e abordaram áreas de interesse comum, como "comércio, investimentos e segurança", indicou após o encontro um porta-voz de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico.
Boris Johnson transmitiu a Giuseppe Conte a sua intenção de proteger os direitos dos cidadãos comunitários que residem no Reino Unido, quando terminar o período de transição da saída britânica da União Europeia (Brexit), que se concretizou na sexta-feira.
O primeiro-ministro britânico "destacou o importante papel que os italianos tiveram no Reino Unido", referiu o porta-voz. Londres enfrenta nos próximos 11 meses a segunda fase das negociações do Brexit com os 27 membros comunitários, na qual a futura relação entre o Reino Unido e o bloco europeu será definida.
A reunião entre os dois líderes também serviu de preparação para a cimeira climática, a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que será realizada em novembro, em Glasgow, na Escócia.
Johnson e Conte expressaram o seu desejo de colaborar para atenuar os efeitos da crise climática e o seu compromisso de "promover uma maior ambição global" no momento de tomar medidas ambientais. Quanto ao cenário internacional, os dois líderes abordaram a situação no Irão e o conflito na Líbia, sobre os quais reiteraram a importância de promover uma solução política.