Reportagem TSF nos EUA. Arizona: apoiantes entusiasmados, "a vitória já não escapa" a Trump
Cartazes, t-shirts, panfletos, tudo o que possa servir para promover Donald Trump pode ser encontrado no escritório de um coletivo de independentes e republicanos que apoia o ex-presidente que quer voltar à Casa Branca
Corpo do artigo
Fica em Sun City, a poucas dezenas de quilómetros de Phoenix, capital do Arizona. Não há ninguém para falar com os jornalistas, mas deixam-nos fotografar tudo. À Reportagem da TSF, perguntam se vamos ao Desert Diamond Arena, em Glendale, onde esta quinta-feira Donald Trump vai estar numa espécie de conversa-comício com Tucker Carlson, apresentador de televisão, comentador e analista político conservador, que deu nome a um programa televisivo diário entre 2016 e 2023.
A ativista que recebe a TSF está na sede da Coligação Republicana Independente do Vale Ocidental, West Valley, mas é em Glendale que Trump vai estar e onde nos sentamos a conversar com Ray Malnar, o presidente da coligação de ativistas que apoiam o ex-presidente: “Somos um comité de ação política. Não fazemos parte do Partido Republicano. Somos uma entidade separada e angariamos fundos para apoiar os candidatos republicanos. Não fazemos donativos aos candidatos. O que fazemos é prestar serviços, e é isso que temos estado a fazer, e temos estado muito, muito ocupados.” Nota-se entusiasmo e, nesta altura, muita confiança em que, desta vez, os democratas serão derrotados.
O telefone não para de tocar, Ray dá instruções sobre o que importa fazer por estes dias e já não tem grandes dúvidas sobre o que Trump vai dizer aos milhares que o vierem ver: “Penso que ele vai continuar a sua mensagem principal, que é a de sair e votar, trazendo as pessoas que normalmente ficam em casa e não votam, e fazendo com que as pessoas votem um pouco mais cedo para não termos crise no final e podermos ter os votos contados e os resultados comunicados.” O receio da contestação dos resultados é transversal às duas candidaturas.
No Arizona, a imigração é uma das principais questões. Ray Malnar anui: “Tem sido um tema há uma década ou mais, é uma das principais prioridades. Vai também falar de alguns dos cortes nos impostos e de algumas das outras coisas que está a fazer, mas penso que a imigração é provavelmente o tópico número um para os cidadãos do Arizona.” Este dirigente republicano do Arizona está seguro de que a vitória não escapa a Donald Trump. "Estamos num momentum."
Neste estado, de acordo com as últimas sondagens disponíveis, Trump leva vantagem: 48-46% nas intenções de voto na eleição presidencial. Uma diferença dentro da margem de erro das sondagens. O ex-presidente já condenado pela justiça e com vários processos ainda pendentes vai estar no Arizona esta quinta-feira. Kamala Harris também.