Nem todos os republicanos apoiam Donald Trump. Muitos preferem votar em Kamala Harris, porque entendem que o antigo presidente “é doido” e “comporta-se como uma criança de seis anos”
Corpo do artigo
Richard West era republicano desde os tempos da universidade e a família sempre apoiou o partido mais conservador. Em 2016, votou em Donald Trump, mas depressa mudou de ideias. “O presidente Trump é doido”, afirma. “É uma anedota e uma pessoa maluca. Comporta-se como uma criança de seis anos e não como Presidente. Isto faz lembrar a história de Hitler. Tenho medo de como um maluco fascista veio do nada e tornou-se Hitler. Não percebemos como tantas pessoas podem estar a apoiá-lo.”
Desiludido com Trump, Richard afastou-se do Partido Republicano e faz parte do RVAT, Republican Voters Against Trump (eleitores republicanos contra Trump). “Eles tornaram-se misóginos, anti-aborto, racistas, fascistas. É horrível! Foram longe demais”, diz, depois de já ter votado antecipadamente, em Kamala Harris.
Durante a campanha, um autocarro do RVAT percorreu alguns estados, apelando ao voto na candidata democrata. O grupo, que integra vários antigos elementos da equipa de Trump, também lançou anúncios avisando para o perigo do regresso de Trump à Casa Branca, numa campanha que custou cerca de 40 milhões de dólares.
Questionado pela TSF sobre o que fará se Donald Trump vencer as eleições, Richard West faz uma pausa, respira fundo, antes de responder com humor. “Talvez vá para Portugal!”
O empresário norte-americano adora a região do Porto, onde explora uma empresa de cruzeiros que organiza viagens no rio Douro.