Os representantes do Dalai Lama vão estar em Pequim na próxima terça e quarta-feira para uma nova ronda de conversações com o Governo chinês. É esperada uma resposta positiva do líder espiritual tibetano às exigências das autoridades centrais.
Corpo do artigo
Os representantes do Dalai Lama estão de novo em Pequim para novas conversações, que espera uma "resposta positiva" do líder espiritual, anunciou a agência de notícias Nova China.
«A nossa porta está sempre aberta para o diálogo com o Dalai Lama. Esperamos que ele estime esta oportunidade e que dê uma resposta positiva às exigências das autoridades centrais», disse um funcionário do governo à agência oficial chinesa.
Por sua vez, o comunicado do gabinete do líder espiritual tibetano informou que «sua santidade, o Dalai Lama, instruiu os enviados para se esforçarem ao máximo para atingirem um progresso tangível para aliviar a situação difícil para os tibetanos na sua pátria».
O último encontro aconteceu em Shenzhen, sul da China, a 4 de Maio, depois da pressão internacional sobre Pequim, para que o Governo central concordasse com o diálogo após os violentos protestos de Março, no Tibete.
A China tem sido acusada de usar tácticas violentas para evitar distúrbios e manifestações anti-governo.