Os serviços de salvamento marítimo de Espanha resgatou este sábado 60 migrantes a bordo de três jangadas nas águas do Estreito de Gibraltar, estando ainda à procura de uma quarta embarcação.
Corpo do artigo
Um porta-voz do Salvamento Marítimo informou a agência EFE que recebeu às 4h50 (menos uma hora em Lisboa) uma chamada telefónica de uma ONG, a dar conta que uma jangada tinha saído do cabo Espartel, na costa de Marrocos.
A embarcação "Salvamar Arcturus" saiu do porto para localizar a jangada. A má visibilidade impediu que um helicóptero se juntasse às buscas. A jangada foi localizada quando já estava amarrada ao costado de um pesqueiro. Foram resgatados 13 migrantes, nove homens e quatro mulheres.
Pouco depois, uma nova chamada de uma ONG alertou para a presença de outra jangada nas águas do Estreito. Acabaria por ser localizada pelo helicóptero Helimer 220.
A "Salvamar Arcturus" recolheu dez migrantes - nove homens e uma mulher - 15 milhas a sudoeste de Bolonia (província de Cádis, Andaluzia). Alguns dos migrantes já estavam na água quando foram resgatados.
Os ocupantes das duas jangadas foram transportados para o Porto de Tarifa (Cádis), onde receberam assistência médica.
O Salvamento Marítimo recebeu um terceiro aviso, desta feita de uma embarcação de recreio, que avistou uma jangada a nove milhas a sudoeste de Trafalgar, município de Barbete (Cádis). A "Salvamar Gadir" acabaria por resgatar 37 migrantes nesta terceira jangada, entre eles uma mulher e um menor.