Este encontro ocorreu numa altura em que uma sondagem revela que 49 por cento de mais de 20 mil pessoas em 19 países concordam com o reconhecimento da Palestina.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro palestiniano e o ministro israelita da Defesa encontraram-se, em Nova Iorque, num dos encontros ocorridos nos últimos dias numa altura em que os palestinianos se preparam para pedir à ONU o reconhecimento do seu Estado.
Salam Fayyad explicou, em declarações à imprensa, que o encontro de domingo com Ehud Barak serviu para que os dois responsáveis falassem sobre «questões de segurança» e a «aptidão para governar» da Autoridade Palestiniana.
Representantes do Quarteto para o Médio Oriente também se reuniram para evitar uma confrontação na ONU, onde esta semana ocorre a abertura da Assembleia-geral da Nações Unidas, que será dominada por este assunto.
O enviado especial do Quarteto, Tony Blair, foi também recebido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que deverá encontrar-se, ainda esta segunda-feira, com o presidente Mahmud Abbas.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, também se encontrou com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, a propósito desta questão.
Estes encontros surgem numa altura em que uma sondagem da BBC realizada em 19 países revela que 49 por cento dos mais de 20 mil inquiridos estão a favor do reconhecimento do Estado palestiniano por parte da ONU.
Ainda segundo este estado realizado pelo Instituto GlobeScan, 21 por cento está contra este reconhecimento e 30 por cento não se quis pronunciar sobre esta questão.