A maioria da população do estado do Pará, região norte do Brasil, votou este domingo contra a divisão do estado para a criação de duas novas unidades federativas, segundo os resultados preliminares apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Corpo do artigo
Com 80 por cento das urnas apuradas, às 20:22 locais (22:22 em Lisboa), 67,93 por cento dos eleitores tinham dito "não" para a criação de Carajás e 67,36 por cento mostrou-se contrário à criação de Tapajós.
Até ao momento, a participação foi de cerca de 74 por cento, num universo de 4,8 milhões de eleitores.
Os paraenses foram às urnas este domingo para decidir sobre duas propostas de divisão do território. Os habitantes do segundo maior estado brasileiro - com 1,2 milhões de quilómetros quadrados - podiam optar se eram a favor ou contra a partilha do terreno para a criação de Carajás e de Tapajós.
Os cidadãos foram questionados sobre cada opção separadamente o que, na prática, gerava a possibilidade de criação de um ou dois novos estados, além da manutenção de parte do Pará, com o terreno remanescente.
De acordo com os resultados preliminares, no entanto, a maior parte dos habitantes preferiu a manutenção da estrutura administrativa actual.
O resultado final deverá ser divulgado ainda esta noite (madrugada de segunda-feira em Lisboa).