Ministro do Interior tailandês garantiu que é necessário acelerar o processo de resgate das crianças e treinador na gruta.
Corpo do artigo
As 12 crianças e o treinador de futebol que estão presos numa gruta na Tailândia poderão ser resgatados mais cedo do que o previsto, tendo em conta a previsão de agravamento das chuvas para esta semana.
Anupong Paojinda, ministro do Interior tailandês, explicou ao Bangkok Post que as crianças poderão ter de nadar até à entrada da gruta, pelo mesmo caminho que os mergulhadores utilizaram para alcançar as crianças.
"O mergulho não é fácil. Para as pessoas que nunca fizeram será difícil, ao contrário do mergulho em piscina, porque a caverna tem canais pequenos", justificou o governante, garantindo que "com a chuva prevista para os próximos dias, a retirada [das crianças e treinador] deve acelerar".
O ministro do Interior do país reitera que será usado "equipamento de mergulho", mas "se a água subir a tarefa será mais difícil". "Temos de trazer as crianças antes [de as chuvas recomeçarem]".
As crianças desapareceram no passado dia 23 de junho e as chuvas intensas na região não permitem que o resgate seja feito sem o acesso a mergulho, tendo havido previsões de que as crianças demorassem meses a sair.