Os viajantes que cheguem da Colômbia e queiram viajar para o Peru devem preencher um formulário e ter uma prova de vacinação contra a Covid-19 ou um teste PCR negativo.
Corpo do artigo
O transporte internacional de passageiros por via terrestre entre Bogotá e Lima vai ser retomado, após o encerramento das fronteiras em vigor desde março de 2020 devido à pandemia, divulgaram na terça-feira as autoridades da Colômbia e Peru.
Os ministérios dos Transportes da Colômbia e do Peru decidiram reiniciar os serviços de transporte rodoviário internacional de passageiros, após vários dias de trabalho, noticia a agência EFE.
Os viajantes da Colômbia que desejam deslocar-se para o Peru devem preencher um formulário 'online' e fazer prova da vacinação contra a Covid-19 ou, em substituição, apresentar um teste PCR negativo.
Já os viajantes desde o Peru que queiram entrar na Colômbia devem informar sobre o seu estado de saúde 24 horas antes da deslocação, também através de um formulário, além de cumprir os requisitos de biossegurança determinados pelas autoridades de saúde.
Em setembro de 2021, as viagens aéreas entre os dois países tinham sido reativadas e agora esta é mais uma decisão que procura recuperar a cooperação que Colômbia e Peru tinham antes da pandemia de Covid-19.
"Depois de tempos difíceis devido à pandemia, especialmente para o setor do transporte, hoje [terça-feira] temos boas notícias não apenas para as transportadoras, mas também para os utilizadores", realçou a ministra colombiana dos Transportes, Ángela María Orozco.
A governante assegurou que estão reunidas "as condições" para que o serviço seja retomado "cumprindo os protocolos de biossegurança".