Rio Grande do Sul vive "maior desastre de sempre" com tempestade. Há dez mortos e 21 desaparecidos
O governador da região assumiu que as autoridades já não têm capacidade de resposta para todos os pedidos de ajuda.
Corpo do artigo
O governador de Rio Grande do Sul diz que o Estado brasileiro está a viver o maior desastre natural de sempre. Pelo menos dez pessoas morreram e 21 estão desaparecidas desde que a tempestade atingiu a região há dez dias.
Em conferência de imprensa, o governador de Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assumiu que as autoridades já não têm capacidade de resposta para todos os pedidos de ajuda. Por isso apelou à população que vive em zonas de risco para abandonar as casas.
"O importante aqui, para usar esse canal, é a população estar consciente de que estamos a atravessar o que deverá ser o maior desastre de sempre do nosso Estado, ainda maior do que aquele que vimos no ano passado e estamos a ter muitas dificuldades de atuação nos resgates, por isso precisamos que a população se coloque em situação de segurança o máximo possível nas suas localidades. Às vezes as pessoas acham que a água não vai chegar à sua casa e é por isso que alertamos que onde chegou no ano passado deverá chegar novamente nessas cidades e municípios. Por favor protejam-se, saiam de casa porque não teremos capacidade de fazer todos os resgates porque o evento climático está muito mais disperso", pediu Eduardo Leite.
Há dez dias que Rio Grande do Sul está a ser afetado por chuvas fortes que provocaram inúmeras inundações e deslizamentos de terras, deixando algumas casas soterradas. Na rede social X, o governador Eduardo Leite anunciou ainda que as escolas foram encerradas até sexta-feira.