Hau Dong é o nome desta cerimónia com 500 anos e que regressa ao Vietname depois de ter sido banida pelo regime comunista.
Corpo do artigo
Vestida com roupas de seda brilhante, uma mulher dança com velas no meio dos dedos. Nguyen Duy Nam leva ao templo dezenas de "adoradores" destas divindades míticas do Vietname tradicional.
A homenagem prestadas às deusas da floresta, da água e do céu chama-se Hau Dong.
E, a "sacerdotisa" Nam, com 24 anos, é uma das médiuns que, em número crescente, executam estes rituais que foram banidos pelo regime comunista.
Para Nam "é como uma ilusão, como uma alma assumiu o meu corpo". Ela "trabalha" numa garagem em Hanói quando não está nas cerimónias Hau Dong.
Data do século XVI, Hau Dong centra-se na crença nas Deusas Mãe de três reinos - floresta, água e céu. Esta crença baseia-se em elementos do taoismo, do budismo e de outras religiões.
Durante os rituais, os médiuns dançam música étnica enquanto aparecem para se transformar em diferentes personagens desta lenda. Eles representam personalidades em mudança como se diferentes espíritos tivessem entrado nos corpos das "sacerdotisas".