"Êxitos são de todos, maus resultados são do líder." Rivera deixa liderança do Cidadãos
O líder do partido Cidadãos demite-se e anuncia saída do cargo de deputado e da política.
Corpo do artigo
Albert Rivera demitiu-se, esta manhã, da liderança do partido Cidadãos, na sequência dos fracos resultados eleitorais da última noite. A notícia foi avançada pela imprensa espanhola e confirmada pelo próprio num discurso de despedida onde admite os "maus resultados" e a culpa enquanto líder do partido. "Os êxitos são de todos, os maus resultados são do líder", sublinhou.
"Em coerência com o que sou, não creio que a minha demissão surpreenda. Seja justo ou injusto, é [a decisão] responsável. Foi o que me ensinaram os meus pais e os meus professores", afirmou o líder do Cidadãos, justificando a saída do partido e, em consequência, da vida política.
Rivera vai abandonar o lugar de deputado e deixá-lo livre para alguém ansioso para entrar no congresso, frisando que nunca esteve na política "pelo cargo". "Deixo a política, a vida pública. Desfrutei e apreendi", reforçou durante o discurso.
XTWVaWG6OUY
O líder do partido demite-se para que "este projeto, num congresso extraordinário, eleja o seu rumo e o seu futuro"
Na hora da despedida, Rivera lembrou palavras de Obama para justificar uma das decisões: "Se para ganhar tens de dividir as pessoas vais ter um país ingovernável."
"Estou orgulhoso do trabalho que fiz por este país", reforçou Rivera, assumindo preocupação com a governação do país e desejando "sorte e decisões certeiras" a quem tem de tomar decisões. "Que não se permite que este país volte ao vermelho e azul, ao sectarismo. É o momento de unir os espanhóis", sublinhou.
A decisão terá sido comunicada durante a Comissão Executiva Nacional do Cidadãos, que, esta manhã, esteve reunida à porta fechada na sede do partido, em Madrid.
O Cidadãos, que passou de 57 para apenas 10 deputados no Congresso espanhol, foi o grande derrotado da noite eleitoral. Ao perder mais de 2,5 milhões de votos, já nem aparece no top 5 das forças políticas parlamentares (foi mesmo ultrapassado pela Esquerda Republicana da Catalunha, que elegeu 13 deputados).
11500964
Após terem sido conhecidos os resultados eleitorais, o líder do Cidadãos anunciou a convocatória para uma reunião urgente da comissão executiva e a marcação de um congresso extraordinário "para que os militantes tomem as rédeas" do partido.
Também o responsável pela comunicação do Cidadãos, Fernando de Páramo (que é um dos homens fortes de Rivera), reconheceu que "não há desculpas" para os "maus resultados", pelo que a direção do partido terá de "assumir responsabilidades".
Notícia em atualização
11498874