
O novo álbum dos Rolling Stones "Hackney Diamonds"
Daniel Leal/AFP
"Hackney Diamonds" é o novo álbum da banda britânica.
Corpo do artigo
Os Rolling Stones editam esta sexta-feira o primeiro disco sem o baterista Charlie Watts. Dezoito anos depois, "Hackney Diamonds" marca o regresso da banda rock e dá aos fãs material original com as participações de Elton John, de Paul McCartney e de Lady Gaga.
"Tem uma coerência como se tivesse sido gravado tudo de seguida. Temos duas faixas gravadas com o Charlie, em 2019, mas o resto foi gravado rapidamente entre dezembro e janeiro. Tem energia, mas também tem outras coisas, não é só bang bang", conta vocalista Mick Jagger.
TSF\audio\2023\10\noticias\20\mick_jagger_1_disco_de_rock_trad
De 23 faixas gravadas foram escolhidas 12 para o álbum, que conta também com a voz de Lady Gaga e as teclas e piano de Stevie Wonder em "Sweet Sounds Of Heaven", a bateria do falecido Charlie Watts em "Mess It Up" e "Live By The Sword" - esta última também com o ex-baixista Bill Wyman e o piano de Elton John -, e ainda o baixo de Paul McCartney em "Bite My Head Off".
"Tentámos combinar estilos diferentes na forma como vemos o rock", explica a banda.
"Hackney Diamonds" termina com uma música especial: "Rolling Stone Blues", uma referência ao tema de Muddy Water, de 1950, onde foram buscar inspiração para o nome da banda.
Depois do disco, talvez uma digressão, mas os Rolling Stones prometem honestidade. Até podem fazer parecer que é fácil, mas a banda reconhece a dificuldade "em construir um bom espetáculo".
"Temos muito orgulho no nosso trabalho e a equipa trabalha muito", nota o guitarrista Keith Richards.
Desde o lançamento de "A Bigger Bang", em 2005, que os Rolling Stones não lançavam um disco de originais. "Hackney Diamonds" é também o primeiro desde a morte do baterista Charlie Watts em 2021.
*notícia atualizada às 21h03