O drone "não sobrevoou áreas povoadas e não representou uma ameaça iminente à segurança da população"
Corpo do artigo
O Ministério da Defesa da Roménia afirmou este sábado que o espaço aéreo do país foi violado por um drone durante um ataque russo a infraestruturas na vizinha Ucrânia.
O incidente ocorreu dias depois de a Polónia ter denunciado a invasão do seu espaço aéreo por drones russo, pedindo a Moscovo que evitasse novas "provocações".
A Roménia, membro da NATO, teve vários fragmentos de drones a cair no seu território desde que Moscovo invadiu a Ucrânia, especialmente porque a Rússia intensificou os ataques aos portos ucranianos.
Os romenos enviaram dois caças F-16 este sábado para monitorizar a situação após os ataques à Ucrânia, adiantou um comunicado do Ministério da Defesa.
Os caças "detetaram um drone no espaço aéreo nacional" e seguiram-no até "desaparecer do radar" perto da aldeia de Chilia Veche, acrescentou.
O drone "não sobrevoou áreas povoadas e não representou uma ameaça iminente à segurança da população", disse o comunicado.
Equipas estavam prontas para serem destacadas "para começar a procurar possíveis destroços do veículo aéreo".
Em fevereiro, a câmara alta do parlamento da Roménia aprovou uma lei que permite ao país abater drones que violem o seu espaço aéreo.
