
"Hello!", o novo guia do "Routard"
DR
A famosa editora de guias turísticos publica agora um guia dirigido aos refugiados que chegam a França e que não falam a língua.
Corpo do artigo
É completamente ilustrado e destina-se aos refugiados que chegam a França e que não falam a língua. O famoso Guia do "Routard", que publica guias turísticos, lança uma edição especial que vai ser distribuída gratuitamente em associações ligadas centros de acolhimento de refugiados para facilitar a comunicação.
Chama-se "Hello!" e está dividido em capítulos: informações práticas (onde inclui a questão da documentação), alojamento, saúde e higiene, alimentação e tempos-livres. As ilustrações retratam situações do dia-a-dia, como levantar dinheiro, usar uma chave magnética, enviar uma carta ou ir ao hospital. Coisas simples, que se tornam muito difíceis num país onde não se fala a língua.
[twitter:646272513622863872]
Através de imagens os refugiados podem ambientar-se com a realidade do país de acolhimento e mesmo apontar e mostrar aquilo que necessitam aos interlocutores. No capítulo da saúde há, por exemplo, um desenho do corpo humano que vai permitir indicar onde está o problema quando precisar de cuidados de saúde.
Ao jornal "Le Figaro", o diretor do Guia do "Routard", Phillipe Gloaguen, explica que esta publicação vai servir "pessoas que vêm do Iraque, da Síria e principalmente da Eritreia, que falam um dialeto incompreensível. Com muito poucos tradutores, sobretudo na província, este guia do "Routard" vai ser o veículo de comunicação".
Para já, a tiragem é de cinco mil exemplares mas o guia está também disponível online. Um dicionário visual universal que pode salvar vidas e que é também uma declaração de princípios. Logo no início deste guia, Phillipe Gloaguen escreve que "os migrantes são só humanos como os outros e por isso devem ser tratados como tal".