O candidato socialista à presidência do Governo espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, felicitou o PP pela histórica vitória conquistada nas eleições, sublinhando que o PSOE «não teve um bom resultado».
Corpo do artigo
«Felicito o PP por esta vitória. Falei com Mariano Rajoy para lhe desejar sorte nesta importante tarefa», disse Rubalcaba, na sede do PSOE em Madrid.
«O PSOE não teve um bom resultado. Perdemos claramente as eleições», afirmou, referindo que o seu partido conseguiu ainda assim o apoio de muitos espanhóis «especialmente num momento difícil para a sociedade espanhola e para quem teve a responsabilidade de governar durante os anos de pior crise da história espanhola».
Rubalcaba referiu ainda que já falou com o secretário-geral do PSOE, José Luis Rodríguez Zapatero, a quem defendeu a realização «o quanto antes» de um congresso ordinário do partido, para determinar o futuro dos socialistas.
«Os espanhóis decidiram que passemos à oposição. Faremos isso de acordo com o nossa sentido de responsabilidade e compromisso com o interesse geral de Espanha», afirmou.
Rubalcaba prometeu ainda trabalhar, na oposição para conseguir a recuperação da economia e do emprego e para evitar «perdas de direitos e segurança básicas conquistadas ao longo de muitos anos».
«Vamos defender os serviços públicos universais, a igualdade entre homens e mulheres, todas as nossas liberdades e direitos civis», afirmou.
«E defenderemos dentro e fora de Espanha que a Europa deve estar à altura das difíceis circunstâncias, com um projecto que reforce a unidade, e que responda eficazmente ao desafio da crise», disse.