Pelo menos 14 pessoas morreram hoje e 34 ficaram feridas num atentado suicida esta manhã na estação de comboios da cidade russa de Volgogrado, de acordo com as autoridades russas.
Corpo do artigo
O novo balanço do comité de investigação russo indica que 14 pessoas morreram (os primeiros balanços apontavam para 18 vítimas mortais) e 34 ficaram feridas, das quais 30 estão em estado grave.
O edifício da estação continua selado pela polícia e apenas as autoridades e as equipas de emergência podem entrar. Cá fora, veem-se macas com feridos e muitas ambulâncias.
As agências de notícias russas citam fontes para descrever o que se passou na estação Volgograd-1. A explosão ocorreu no interior da gare cerca das 12:45 locais (08:45 em Lisboa).
Um vídeo de uma câmara de segurança mostra uma enorme chama dentro da estação, que estremece no momento da explosão.
[youtube:gTO_OLMIPFM]
O comité nacional anti-terrorismo da Rússia diz que é seguro atribuir a responsabilidade da explosão a uma bombista suicida.
[youtube:R36Zb7KF7IM]
Volgogrado, antigamente chamada Estalinegrado, fica no sul da Rússia, na conturbada região do Cáucaso. Não são raros os atos terroristas nesta zona.
Esta semana, numa cidade próxima, um outro ataque com um carro armadilhado matou três pessoas. Em outubro, uma bombista suicida fez-se explodir dentro de um autocarro, provocando seis mortos.
Este atentado levantou dúvidas quanto à segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Sochi, junto ao mar negro, perto de Volgograd, que devem começar em fevereiro.