
Esta quarta-feira é o 26.º aniversário da chegada ao poder do Presidente russo, após a demissão de Boris Yeltsin a 31 de dezembro de 1999
Alexey Nikolskiy/EPA (arquivo)
"Parabenizo todos os nossos combatentes e comandantes pela aproximação do Ano Novo. Acreditamos em vocês e na nossa vitória", diz líder russo
O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta quarta-feira, durante o seu discurso de Ano Novo, que a Rússia acredita na vitória na guerra contra a Ucrânia, quase quatro anos após o início da invasão da russa deste país.
"Parabenizo todos os nossos combatentes e comandantes pela aproximação do Ano Novo. Acreditamos em vocês e na nossa vitória", disse Putin, num discurso transmitido pela televisão alguns minutos antes da península oriental russa de Kamchatka entrar em 2026.
Citado pela agência AFP, o Presidente russo apelou ainda aos seus concidadãos para que apoiem os "heróis" que lutam na frente de batalha.
O conflito na Ucrânia, desencadeado por Moscovo em fevereiro de 2022, é o mais mortífero na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com dezenas ou mesmo centenas de milhares de mortos.
Esta quarta-feira é o 26.º aniversário da chegada ao poder do Presidente russo, após a demissão de Boris Yeltsin a 31 de dezembro de 1999.
Os votos de Ano Novo, uma tradição iniciada pelo líder soviético Leonid Brezhnev, são transmitidos pela televisão pública antes da meia-noite em cada um dos 11 fusos horários do país e vistos por milhões de pessoas.
