A Rússia acusou a Ucrânia de estar a ter uma intervenção no actual conflito na Ossétia do Norte. O ministro russo dos Negócios Estrangeiros acusou Kiev de ter armado as tropas georgianas e de ter encorajado Tbilissi para este conflito.
Corpo do artigo
As autoridades russas acusaram a Ucrânia deterem encorajado a Geórgia a proceder à «intervenção» militar a «purgas étnicas» na Ossétia do Sul, região onde está a ocorrer um forte conflito armado.
«O Estado ucraniano nos últimos tempos tem activamente armado as tropas georgianas, encorajando os dirigentes georgianos a proceder a uma intervenção e a purgas étnicas na Ossétia do Sul», disse o Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.
Para Moscovo, Kiev «não tem qualquer moral para dar lições a outros e sobretudo de ter um papel de rsolução» neste conflito, acrescentou esta nota da diplomacia de Moscovo.
Estas declarações surgiram horas depois de a Ucrânia, que é governada por um executivo pró-ocidental tal como a Geórgia, ter apelado à Rússia para retirar do território georgiano e de se ter oferecido para mediar o conflito.