As autoridades russas anunciaram hoje a detenção de um alegado agente da CIA que tentou recrutar um agente russo, e entregou-o à embaixada dos EUA em Moscovo.
Corpo do artigo
Os serviços de informações russos, FSB, identificaram o homem como Ryan Christopher Fogle, a trabalhar como terceiro secretário da secção política da embaixada norte-americana.
[Youtube:BqHFhEcMQ4w]
O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou que o embaixador dos Estados Unidos na Rússia, Michael McFaul, foi chamado para dar explicações.
Fogle foi detido na noite de segunda para terça-feira, interrogado e depois entregue à embaixada dos Estados Unidos, segundo um comunicado do FSB citado pelas agências russas.
O texto indica que Fogle tinha consigo «equipamento técnico especial, instruções escritas para recrutar um cidadão russo, uma avultada soma de dinheiro e materiais para alterar a aparência».
Segundo as agências russas, o suspeito foi detido em flagrante quando tentava recrutar um membro dos serviços de segurança russos.
«Recentemente, os serviços de informações dos Estados Unidos fizeram tentativas repetidas para recrutar pessoal das agências de segurança e dos serviços especiais russos, que foram detetadas e realizadas sob controlo dos serviços de contraespionagem russos», acrescenta o comunicado.