A nova vacina chama-se Carnivac-Cov e terá provado ser muito eficaz. Deve começar a ser produzida em massa em abril.
Corpo do artigo
A Rússia registou a primeira vacina do mundo contra a Covid-19 para animais. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo Rosselkhoznadzor, o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia.
O país já desenvolveu três vacinas contra a Covid-19 destinadas aos seres humanos - a mais conhecida Sputnik V, a EpiVacCorona e a CoviVac, que receberam aprovações de emergência. Agora, surge mais uma vacina, desta vez para ser administrada em animais, chamada Carnivac-Cov.
De acordo com os serviços russos, os ensaios clínicos da Carnivac-Cov começaram em outubro de 2020. Foram realizados testes em "cães, gatos, raposas, visons e outros animais", adiantaram os responsáveis do Rosselkhoznadzor.
"Os resultados dos ensaios permitem-nos concluir que a vacina é segura e altamente imunogénica, uma vez que os animais vacinados desenvolveram anticorpos contra o coronavírus em 100% dos casos", afirmou o líder do Rosselkhoznadzor, Konstantin Savenkov, citado pela agência Reuters.
Segundo a Rússia, os testes indicam que a imunidade após a vacinação dura seis meses, mas estes parâmetros vão continuar a ser analisados.
Está agora previsto que a vacina destinada aos animais comece a ser produzida em massa já neste mês de abril.
LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19
13519196