Moscovo afirmou que os insurgentes prometeram "garantir a segurança da população local".
Corpo do artigo
A diplomacia russa considerou, esta segunda-feira, que os taliban garantem a "ordem pública" e que a situação no Afeganistão está a estabilizar após a derrota do governo afegão, que levou milhares de pessoas a tentarem fugir do país.
"Os taliban estão a restaurar a ordem pública e confirmaram as garantias de segurança para civis locais e missões diplomáticas. A situação em Cabul e no Afeganistão está a estabilizar", disse o Ministério das Relações Exteriores russo, citado pela AFP.
A Rússia, cujo embaixador se vai encontrar com os taliban na terça-feira, afirmou que os insurgentes prometeram "garantir a segurança da população local", apesar de milhares de afegãos tentarem fugir. Em comunicado, Moscovo confirmou que "estabeleceu contactos com representantes das novas autoridades".
TSF\audio\2021\08\noticias\16\ricardo_alexandre_curto
Ao contrário dos países ocidentais, que se apressaram a retirar os seus diplomatas e funcionários do país quando os taliban tomaram o Afeganistão no fim de semana, a Rússia sublinhou que a sua embaixada em Cabul permanecerá aberta.
O embaixador, Dmitri Zhirnov, disse a órgãos de comunicação social russos que os taliban já começaram a monitorizar a embaixada, acrescentando que o seu país reconhecerá o novo governo com base "na conduta das novas autoridades".
Na próxima terça-feira, após a reunião de Zhirnov em Cabul, a Rússia participará numa reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre o Afeganistão. Nos últimos meses o Kremlin estendeu a mão aos taliban e recebeu os seus representantes em Moscovo, em várias ocasiões, durante o mês passado.
14037475