Objetivo é levantar a moral das tropas com "artistas profissionais que integrem o serviço militar voluntariamente".
Corpo do artigo
A Rússia vai enviar músicos para a frente de combate na Ucrânia para tentar levantar a moral das tropas.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou a criação de uma "brigada criativa", que inclui cantores e músicos, depois de ter sido lançada uma campanha no país para doação de instrumentos musicais.
Segundo a BBC, que cita a agência de notícias russa RBC, esta brigada vai ser constituída por soldados mobilizados para combater, mas também "artistas profissionais que integrem o serviço militar voluntariamente".
O objetivo é manter "elevada a moral e o estado psicológico e político dos participantes da operação militar especial", afirmou o ministro russo, segundo a mesma fonte.
Sergei Shoigu visitou a área da operação militar na Ucrânia para inspecionar as forças russas destacadas, numa deslocação que incluiu uma visita à linha da frente para falar com os soldados.
O responsável governamental pela Defesa recebeu dos militares no terreno relatórios sobre a situação atual e as ações das forças russas, aponta um comunicado das Forças Armadas da Rússia divulgado este domingo, sem adiantar quando se realizou a visita.
O ministro "prestou especial atenção" à organização do abastecimento das tropas, às condições de vida e também ao trabalho dos serviços médicos e de retaguarda, acrescenta-se a nota.
Na semana passada, Putin admitiu que a guerra poderia arrastar-se, tendo vários altos funcionários ucranianos afirmado recentemente que o Kremlin está a preparar uma grande ofensiva para o início de 2023, não excluindo a possibilidade de o exército russo tentar retomar a capital, Kiev.
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou também que "a Rússia está a preparar-se para uma longa guerra" e manifestou convicção de que Putin "lançará novas ofensivas".