O presidente russo, Dmitri Medvedev, disse que espera ver a Rússia aderir à Organização Mundial do Comércio (OMC) este ano, depois de um aparente progresso nas negociações com a Geórgia que, enquanto membro, bloqueou o processo.
Corpo do artigo
Medvedev encontrou-se com a presidente suíça, Micheline Calmy-Rey, cujo país é o mediador entre a Rússia e a Geórgia depois da guerra de 2008 pelo controlo de um território separatista georgiano pró-russo.
A Geórgia anunciou quinta-feira que considera aceitável uma «última proposta» dos mediadores suíços para levantar um dos últimos obstáculos à adesão da Rússia à OMC.
«Espero que as nossas discussões sejam frutuosas e os resultados permitam à Rússia aderir à OMC até ao fim do ano», disse Calmy-Rey às agências russas. A Geórgia, na qualidade de membro da OMC desde 2000, bloqueou a adesão da Rússia à organização.
Tbilissi continua a reivindicar a sua soberania sobre os territórios separatistas reconhecidos por Moscovo e o seu direito de monitorizar as fronteiras.
A Rússia, que iniciou o processo de adesão à OMC em 1993, rejeitou até agora as condições impostas por Tbilisi e alega que uma votação entre os membros da organização pode permitir-lhe ignorar o veto gregoriano.