Ministro da Defesa russo transmitiu preocupação aos homólogos de França e Turquia.
Corpo do artigo
A Rússia revelou, este domingo, estar preocupada com "as possíveis provocações da Ucrânia com o uso de uma 'bomba suja'", um artefacto que inclui elementos radioativos. A mensagem, com poucos pormenores sobre a acusação, foi transmitida pelo ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, aos homólogos de França e Turquia e é avançada num breve comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência Efe.
Em resposta, Sébastien Lecornu, ministro das Forças Armadas de França, recordou que o seu país "rejeita qualquer forma de escalada, especialmente nuclear".
Regiões da fronteira em alerta
O país de Vladimir Putin enfrenta atualmente uma grande contraofensiva da Ucrânia e Moscovo já chegou mesmo a denunciar o "aumento considerável" dos ataques ucranianos contra várias regiões russas na fronteira, incluindo Belgorod, Kursk e Briansk. Em Kursk foram construídas duas linhas de defesa para enfrentar um possível ataque das forças ucranianas, anunciou este domingo o governador da região, Roman Starovoit.
"Estamos preparados para enfrentar qualquer ataque ao nosso território", assegurou.
Já o governador da região russa de Belgorod, também na fronteira com a Ucrânia, anunciou no sábado o início da construção de uma linha de defesa. Nesse dia, duas pessoas morreram nos ataques ucranianos contra infraestruturas civis na região de Belgorod e quase 15 mil moradores ficaram sem energia elétrica em casa durante várias horas, afirmaram as autoridades locais, citadas pela AFP.
15280196