O porta-voz do ministro russo da Defesa indicou que foi lançado com sucesso um míssil RS-12M Topol da região de Astracã, perto do Mar Cáspio, para um terreno localizado no Cazaquistão. Os EUA já confirmaram que este foi um teste de «rotina».
Corpo do artigo
A Rússia testou, esta terça-feira, com sucesso um míssil balístico intercontinental, indicou o porta-voz do ministro russo da Defesa citado pela agência noticiosa russa RIA.
Segundo Igor Yegorov, as forças estratégicas russas lançaram com sucesso um míssil RS-12M Topol da região de Astracã, perto do Mar Cáspio, para um terreno localizado no Cazaquistão.
O lançamento deste míssil, de 20 metros de comprimento e com 10500 quilómetros de alcance, produzido para transportar uma ogiva nuclear, ocorre numa altura em que a Rússia já enviou tropas para a Crimeia.
Entretanto, a Casa Branca considerou que o lançamento deste míssil foi de «rotina» e confirmou que Moscovo tinha feito uma notificação sobre este teste.
«A Rússia e os EUA fazem rotineiramente testes de voo dos seus mísseis balísticos intercontinentais e de mísseis balísticos a partir de submarinos», explicou a porta-voz do Conselho nacional de Segurança, Caitlin Hayden.
Antes, um oficial norte-americano, citado pela Reuters, indicou que os EUA receberam uma notificação da Rússia relativamente a este teste.
Este oficial, falando sob anonimato, explicou que a notificação inicial por parte de Moscovo surgiu antes da intervenção militar russa na Crimeia.