Jorge Sampaio é um dos finalistas escolhidos pelo júri do prémio Príncipe das Astúrias para a Cooperação na sua edição de 2011, avança a Lusa que cita fontes da Fundação.
Corpo do artigo
O ex-Presidente da Republica conta com o apoio de Francisco Pinto Balsemão que tem defendido o actual Alto Comissário para a Aliança das Civilizações, nos debates do júri que começaram na terça-feira.
Pinto Balsemão destacou durante as reuniões do júri o grande papel que Jorge Sampaio tem desempenhado na área da cooperação internacional.
Além de Sampaio estão também nomeados, por exemplo, a Organização de Estados Ibero-americanos, por projecto sobre metas educativas, e o norte americano Bill Drayton, fundador de uma associação de empreendedorismo social.
A decisão será anunciada oficialmente esta quarta-feira, às 12:00 horas locais (menos uma hora em Lisboa), em Oviedo, Espanha.
O prémio da Cooperação é um dos oito galardões anuais concedidos pela Fundação Príncipe das Astúrias e reconhece o trabalho que indivíduos ou instituições tenham feito ao longo da sua vida em prol da cooperação internacional.
Em anos anteriores, este galardão foi atribuído a Mário Soares, Lula da Silva, Nelson Mandela, Michael Gorbachov, entre outras personalidades.