É o prognóstico de Soares: François Hollande vai ganhar as eleições em França. O antigo Chefe de Estado diz que a Europa tem que mudar e não poupa críticas também a Merkel e Passos.
Corpo do artigo
O retrato que faz da Europa é dramático, mas Soares garante que se mantém otimista.
«Eu estou convencido que isto vai mudar tudo. E uma das razões porque já está a mudar é pelo que já se está a passar em França. Sarkozy não vai ganhar estas eleições, vai perdê-las», afirmou.
Mário Soares vê a França a inclinar à Esquerda. Dispara sobre Sarkozy, dispara sobre Merkel.
«Quem é que fez a unificação da Alemanha? Quem é que deu dinheiro para a unificação da Alemanha? Todos os países europeus. Ajudá-la depois da guerra, e ter provocado duas guerras mundiais, que foi a Alemanha que as provocou. Depois disso, uma senhora que vem lá do Leste, que foi educada no Leste, atrevesse a dizer coisas destas como tem dito em relação a todos os países europeus? É uma vergonha», criticou Soares.
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho também não foi poupado no rol de críticas: «E aqui em Portugal isto também que mudar porque o Governo está a fazer uma coisa fechada, inspirada pela ideologia neoliberal que tem o primeiro-ministro e o ministro das Finanças. E isso vai levar-nos a um desastre imenso».
Convicção do antigo Presidente da República, que lamenta não ver grandes estadistas na Europa.