A presidência sul-africana anunciou que o estado de saúde do antigo presidente Nelson Mandela, hospitalizado em Pretória desde sábado, «registou bons progressos».
Corpo do artigo
«Os médicos que tratam Mandela disseram que o seu estado clínico registou bons progressos e que estão satisfeitos pela forma como está a reagir aos tratamentos», anunciou o porta-voz presidencial, Mac Maharaj.
Mandela, de 94 anos, foi transportado no sábado da aldeia de Qunu, no Cabo Oriental, onde reside, para a capital e internado no Hospital Militar 1.
Inicialmente, a presidência informou não haver motivo para alarme relativamente à saúde de Mandela e que o primeiro presidente negro da África do Sul estava a ser submetido a exames clínicos próprios da sua idade avançada.
Na terça-feira, a presidência sul-africana disse que Nelson Mandela estava a ser tratado a uma infeção respiratória recorrente, assegurando que o estado não inspirava cuidados.
Tal como tinha feito em comunicações anteriores, Maharaj agradeceu todas as mensagens de apoio, com votos de uma rápida convalescença, dirigidas a Mandela e recebidas na presidência.
O porta-voz pediu novamente aos 'media' e ao público em geral que «respeitem a privacidade de Mandela e da família».