O governo da África do Sul informou que a falta de água que tem afetado o país, especialmente a Cidade do Cabo, é considerada um desastre nacional.
Corpo do artigo
A África do Sul encontra-se em situação de desastre nacional. A seca e a falta de água têm afetado a capital do país, Cidade do Cabo, especialmente em três províncias mais a sul.
"Como ministro responsável pela gestão de desastres, reconheci que existem circunstâncias especiais e decidi declarar a seca como um estado nacional de desastre", declarou esta terça-feira o ministro do Governo Cooperativo e Assuntos Tradicionais sul-africano, Zweli Mkhize.
A medida permite que os oficiais do governo consigam mobilizar mais meios e recursos para o alívio da seca e a realização de planos de recuperação a longo prazo.
Esta decisão é anunciada quando a Cidade do Cabo se aproxima do "Dia Zero", marcado para 4 de junho deste ano, data que assinala a falta de água nas torneiras da cidade. Como medida preventiva, a localidade com mais de quatro milhões de habitantes e com grande adesão turística apela à poupança de água.
"Nós pedimos a todos no país que usem água com moderação, pois somos um país escasso em água que depende desse recurso vital para realizar as nossas aspirações de desenvolvimento" declarou Zweli Mkhize.
973488333174329344
Ao mesmo tempo, o principal movimento partidário de oposição ao poder sul-africano, a Aliança Democrática, aponta que o governo deve disponibilizar fundos de ajuda para as áreas mais afetadas pela seca.