O secretário norte-americano da Defesa, Chuck Hagel, vai anunciar hoje a sua demissão na Casa Branca, durante uma intervenção conjunta com o Presidente Barack Obama, indicou um responsável norte-americano, citado pela agência francesa AFP.
Corpo do artigo
«Um sucessor será nomeado rapidamente», indicou o mesmo responsável, que preferiu o anonimato, precisando que Hagel permanecerá no cargo até que o seu sucessor seja confirmado pelo Senado (câmara alta do Congresso norte-americano).
Antes destas declarações, o jornal New York Times noticiou a demissão de Hagel, citando altos responsáveis. O diário indicou que Obama ia anunciar a demissão do secretário da Defesa devido a divergências relacionadas com a estratégia adotada contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria e críticas relacionadas com a campanha no Afeganistão.
Segundo o New York Times, os dois responsáveis terão trocado argumentos durante as duas últimas semanas e Obama decidiu na sexta-feira passada afastar Hagel, de 68 anos, um antigo senador e um veterano da guerra do Vietname que é o único membro republicano do gabinete presidencial.