Se os democratas conseguirem vencer as duas corridas, irão igualar o número de senadores e passar a controlar o Senado.
Corpo do artigo
A segunda volta das duas corridas para senadores na Geórgia, que não ficaram resolvidas a 3 de novembro, irá decidir o controlo do Senado nos próximos anos e definir a capacidade legislativa do Presidente eleito Joe Biden.
Os democratas têm neste momento 48 senadores e os republicanos deverão ficar com 50 quando os resultados forem finalizados e certificados na Carolina do Norte e no Alasca.
As duas corridas ao Senado pela Geórgia não determinaram vencedores a 03 de novembro porque nenhum dos candidatos atingiu os 50% de voto que é preciso obter para vencer.
13022654
Em 05 de janeiro, haverá uma segunda volta para decidir os dois lugares no Senado respeitantes à Geórgia.
Se os democratas conseguirem vencer as duas corridas, irão igualar o número de senadores e efetivamente passar a controlar o Senado, já que a vice-presidente eleita, Kamala Harris, terá o poder de desempate.
Uma das corridas na Geórgia é entre o republicano incumbente David Perdue e o democrata Jon Ossoff, depois de Perdue não ter conseguido atingir a fasquia dos 50% necessária para vencer a corrida.
Com praticamente todos os votos contabilizados, Perdue ficou com 49,7% e Ossoff 48%.
A outra corrida opõe a incumbente republicana Kelly Loeffler e o democrata Raphael Warnock, depois de uma dispersão de votos que não resultou num vencedor claro. Loeffler obteve 25,9% dos votos e Warnock conseguiu 32,9%, sendo que outros candidatos levaram o resto.
A última vez que a Geórgia foi atribuída a um democrata nas presidenciais foi em 1992, com Bill Clinton. O último senador democrata pela Geórgia foi Max Cleland, eleito em 1996.
O estado é considerado um bastião republicano, o que torna pouco provável que as duas corridas sejam ganhas pelos democratas.
13022854
Se isso acontecesse, o controlo do Senado alargaria de forma dramática a capacidade legislativa do Presidente eleito, Joe Biden, visto que o partido já controla também a Câmara dos Representantes.
O Senado tem o poder de bloquear ou fazer passar legislação importante e de confirmar ou impedir nomeações do Presidente para os mais variados cargos, incluindo membros do Governo.
Ao contrário da Câmara dos Representantes, em que os mandatos são de dois anos, os senadores são eleitos para mandatos de seis anos.
Os republicanos controlam o Senado desde 2014.