Um acordo para voos directos entre os dois países foi assinado há 6 meses mas a companhia escolhida não consegue avançar. São precisos seguros que estão impossibilitados pelos reguladores aéreos.
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Há 6 meses Portugal e Irão assinaram um acordo para voos directos entre os dois países. A EuroAtlantic Airways foi a companhia escolhida para operar os voos directos entre Lisboa e Teerão mas ainda não conseguiu avançar. Em causa, o seguro exigido pelos reguladores aéreos.
À TSF, Tomaz Metello, o Presidente do Conselho de Administração da EuroAtlantic Airways, explicou que já tentou várias seguradoras mas nenhuma aceita fazer seguro a partir do momento em que haja uma companhia áerea iraniana envolvida.
A companhia portuguesa quer voar com code sharing com a Iran Air - a companhia nacional de aviação do Irão. O seguro é obrigatório para ter o certificado de operador. A EuroAtlantic Airways até conseguiu uma seguradora mas é iraniana, o que também não é aceite pelas entidades reguladoras europeias. Tomaz Metello lembra que este problema que a EuroAtlantic Airways enfrenta não é só português - afecta todas as companhias que querem estabelecer ligação com o Irão. No entanto, há algumas excepções. A Turquia e os Emirados Árabes Unidos, através da Emirates, têm voos directos e diários.
O Presidente do Conselho de Administração da EuroAtlantic Airways acredita que o problema pode ficar resolvido em breve, com o levantamento das sanções ao Irão depois do acordo assinado com os Estados Unidos. Tomaz Metello diz que esta é uma oportunidade única e lembra o potencial económico do país. Um interesse que, acredita, se estende também ao governo português.