Presidente do Brasil recebe o primeiro-ministro de Portugal na 14.ª cimeira entre os dois países lusófonos. Mercosul, UE e Conselho de Segurança da ONU também devem ser falados
Corpo do artigo
Lula da Silva e Luís Montenegro lideram a 14.ª edição da Cimeira Brasil-Portugal, encontro que reúne líderes dos dois países para discutir e fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas, como defesa, segurança, justiça, ciência, ambiente, comércio, saúde e cultura.
O encontro conta com a presença de dez ministros do governo português, um sintoma do interesse estratégico do país europeu no Brasil. Portugal também é visto como um importante parceiro comercial do Brasil na Europa e é chamado com frequência de “porta de entrada” do gigante sul-americano no velho continente.
O acordo entre União Europeia e Mercosul será seguramente falado, de acordo com fontes de Brasília, assim como a questão da pretensão brasileira de ter assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, disse Flávio Célio Goldman, diretor do departamento de Europa do Ministério de Relações Exteriores brasileiro.
Temas como os direitos humanos e a defesa da democracia, pouco mais de dois anos depois de uma suposta tentativa de golpe de estado no Brasil após a posse de Lula ter fracassado, também devem entrar nas discussões.
Há informação ainda de que serão assinados memorandos e acordos para Proteção de Informação Classificada, sobre Inteligência Artificial, para a mobilidade de pesquisadores e estudantes, para a transição energética e para a cooperação portuária, entre outros.
A corrente de comércio Brasil-Portugal em 2024 foi de 4,7 mil milhões de dólares, com superávit brasileiro de 2,1 mil milhões de dólares.
Portugal, por outro lado, aparece em décimo lugar entre os 25 países com investimentos potenciais no programa de parcerias de investimento no Brasil.
As exportações brasileiras concentram-se, na sua maioria, em óleos brutos de petróleo e as importações são maioritariamente de gorduras e óleos vegetais, peixes, vinho e aeronaves e outros equipamentos.
