Cerca de seis mil combatentes do governo de transição líbio estão mobilizados próximos de Sirte, um dos últimos grandes bastiões do líder Muammar Kadhafi.
Corpo do artigo
«Há 1200 veículos blindados e pelo menos seis mil combatentes ao redor de Sirte, na sua maioria deslocados de Misrata», disse o capitão Salem Jeha.
Jeha referiu que o aeroporto de Sirte estava sob o controle completo dos combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) desde a noite de sexta-feira.
«O nosso foco agora está num punhado de edifícios na cidade e nos seus arredores, especialmente em Wadi Abu Hadi, onde as forças de Kadhafi estão concentradas», acrescentou.
«Pode haver bolsas de resistência, mas não serão capazes de derrotar as forças revolucionárias», assegurou o capitão, acrescentando ainda que a libertação de Sirte é uma «questão definitiva, terminada», sendo o objectivo agora libertar o sul do país.
Jeha informou que metade da população civil deixou a cidade e que as tropas do CNT estão a fazer o possível para evitar qualquer perda de vida.