O Senado, controlado pelos democratas, chumbaram este projeto, porque iria adiar a implementação do Obamacare, a reforma na saúde defendida pelo presidente dos EUA.
Corpo do artigo
O Senado norte-americano rejeitou, esta segunda-feira, um projeto de orçamento temporário proposto pela Câmara dos Representantes e que teria permitido financiar o Estado federal a partir da meia-noite.
Controlado pelos democratas, o partido do presidente Barack Obama, o Senado rejeitou esta proposta com 54 votos contra e 46 a favor.
A ideia proposta pela Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, foi rejeitada pelo Senado, porque iria adiar durante um ano a implementação do chamado Obamacare, uma reforma na área da saúde defendida pelo presidente dos EUA.
Os republicanos pretendem aplicar um grande corte no financiamento do Obamacare e garantem que só haverá acordo para o Orçamento se existirem cortes na Saúde.
Se não houver entendimento até à meia-noite desta segunda para terça-feira (5:00 de terça-feira em Lisboa) não haverá dinheiro porque terminou o ano fiscal nos EUA, o que poderá levar os serviços públicos a fechar.
Entretanto, Obama, que ainda se vai encontrar com os representantes dos partidos no Congresso, já disse que não se conforma com a ideia de encerramento dos serviços públicos por falta de fundos.
O presidente dos EUA quer que republicanos e democratas negoceiem de boa fé e sem a ameaça de bancarrota, até porque os EUA são fundamentais para a economia mundial e o dólar é a moeda de troca em todo o mundo.