Uma subida da confiança dos consumidores e um recuo da confiança no setor da indústria resultam na estabilidade do sentimento económico.
Corpo do artigo
O indicador do sentimento económico manteve-se em abril praticamente inalterado, face a março, na União Europeia (UE) e na zona euro, e o das expectativas de emprego, por seu lado, recuou, divulga esta quinta-feira a Comissão Europeia.
Segundo os dados divulgados pela Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia esta quinta-feira, o sentimento económico manteve-se, na UE, nos 97,3 pontos e recuou 0,1 pontos percentuais para os 99,3 na zona euro.
Considerando as maiores economias da UE, o sentimento económico melhorou em Espanha (3,7 pontos), na Polónia (1,1), na Alemanha (0,8) e em Itália (0,3), tendo recuado nos Países Baixos (-1,6 pontos) e em França (-4,2).
A estabilidade do sentimento económico resultou principalmente da combinação de uma subida da confiança dos consumidores e de um recuo da confiança no setor da indústria.
Por seu lado, a queda do indicador de expectativas de emprego - de 1,4 pontos, para os 106,1 - deveu-se a um menor otimismo entre os gestores da indústria e dos serviços, apenas parcialmente compensados pela melhoria dos planos de emprego no comércio a retalho e na construção.