Encontrados os 11 corpos das vítimas de incêndio em centro para pessoas com deficiência em França
Alerta para o incêndio em Wintzenheim, na Alsácia, foi dado ao início da manhã. Vítimas são um supervisor e dez adultos com deficiências cognitivas ligeiras.
Corpo do artigo
As autoridades francesas encontraram os 11 corpos das pessoas que estavam desaparecidas na sequência de um incêndio numa casa de férias para pessoas com deficiências na Alsácia, no leste de França.
O número de vítimas encontradas foi confirmado pela procuradora adjunta da região de Wintzenheim, Nathalie Kielwasser, aos repórteres no local.
Depois desta indicação, a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, transmitiu a sua "tristeza" pelo desastre "chocante".
Durante a manhã tinham sido encontrados apenas nove corpos, três deles com recursos a um drone e os outros em buscas de equipas cinotécnicas, tinha confirmado o vice-presidente da câmara de Wintzenheim.
Ainda assim, as autoridades admitiram desde o primeiro momento que todas as vítimas - um supervisor e dez adultos com deficiências cognitivas ligeiras que estavam de férias na casa estariam provavelmente mortas.
"Infelizmente, não há muitas dúvidas: todas essas pessoas estavam presentes na casa e não conseguiram sair" durante o incêndio, disse o secretário-geral do departamento do Alto Reno, Christophe Marot, no local do incidente.
TSF\audio\2023\08\noticias\09\ligia_anjos_incendio_em_wintzenheim
O incêndio começou por volta das 06h30 (05h30 em Lisboa), numa casa de férias para pessoas com deficiências na cidade de Wintzenheim, na Alsácia, no departamento do Alto Reno.
A administração da região do Alto Reno declarou, num comunicado, que 17 pessoas foram retiradas do local, incluindo uma pessoa enviada para o hospital numa situação de "emergência relativa".
O corpo de bombeiros destacou 76 elementos e quatro carros para combater o incêndio, assim como quatro ambulâncias para atender as vítimas. Quarenta polícias também foram deslocados para o local do incidente.
A autarquia de Haut-Rhin confirmou que o fogo "foi rapidamente controlado, apesar da violência das chamas".
"Dezassete pessoas foram retiradas, uma pessoa foi encaminhada com ferimentos para o hospital e uma pessoa foi assistida em estado de choque. Um grupo de 11 pessoas estão desaparecidas", adiantou primeiramente. Nas redes sociais, o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, confirmava que o incêndio provocou "várias vítimas".
Un incendie s"est déroulé tôt ce matin dans une structure accueillant des personnes handicapées à Wintzenheim, dans le Haut-Rhin. En dépit de l"intervention rapide et courageuse des sapeurs-pompiers que je salue, plusieurs victimes seraient à déplorer. L"intervention se poursuit.
- Gérald DARMANIN (@GDarmanin) August 9, 2023
O telhado da casa foi destruído pelas chamas e no primeiro andar é visível a estrutura de madeira carbonizada. O edifício é um antigo celeiro que foi reconvertido numa casa de 500 metros quadrados com dois andares e um sótão, segundo os bombeiros, que especificaram que o incêndio começou no piso térreo.
O Presidente de França, Emmanuel Macron, enviou as suas condolências às vítimas e aos seus familiares.
*Notícia atualizada às 15h47