Grupos de irlandeses leais à Coroa britânica atacaram esta noite a polícia da Irlanda do Norte com 'cocktails Molotov', foguetes, garrafas e pedras, avança a AFP.
Corpo do artigo
A polícia foi capaz de restaurar a ordem nos bairros problemáticos da parte leste da cidade sem recorrer a balas de borracha nem canhões de água, como aconteceu na segunda-feira, não tendo havido notícia de ferimentos.
Os manifestantes pró-britânicos têm vindo para as ruas de Belfast todas as noites desde 3 de dezembro, quando o conselho municipal anunciou que iria deixar de hastear a bandeira britânica todos os dias no edifício da Câmara.
A decisão desencadeou motins no início de dezembro que vieram a dar lugar a protestos maioritariamente pacíficos, mas a violência voltou a ocorrer desde o início deste ano.
Há receios de a violência se repetir hoje, quando a bandeira for hasteada pela primeira vez desde a decisão autárquica, para marcar o nascimento da esposa do Príncipe William, a duquesa de Cambridge.
A decisão da bandeira elevou as tensões na província britânica entre os lealistas, que querem manter os laços com a Grã-Bretanha e que são principalmente protestantes, e os republicanos católicos que pretendem uma Irlanda unida.