O referendo britânico chegou - e nós deixamos-lhe uma banda sonora para acompanhar o dia. A seleção faz-nos sofrer - mas um outro relato mostra que há quem o tenha sentido mais. As notícias da manhã.
Corpo do artigo
1. A pergunta é dos Clash, tem 34 anos - mas é só hoje que os britânicos decidem. As urnas já abriram, as últimas sondagens continuam dentro da margem de erro - pelo que só madrugada fora saberemos qual a resposta à pergunta mais decisiva do século no Reino Unido: "Should i stay or should i go?".
Na dúvida, e porque o referendo marcará todo o dia noticioso, a Joana Carvalho Reis preparou-lhe uma Playlist mesmo à medida. Aviso: é tão boa e lembra tantas coisas boas que pode perder uns largos minutos do dia de trabalho a ouvir tudo.
Nós por cá, vamos mantê-lo a par de tudo. Acompanhando com as reportagens que a Cristina Lai Men, como esta: "Churchill deve estar a dar voltas no túmulo" (ora adivinhe se é num Pub pró-Brexit ou pró-Remain).
2. Lá vamos nós continuar a sofrer. Ontem foi de loucos - e, no fim, Portugal fez o que tem feito, empatou. O resultado foi 3-3, a fase de grupos acabou com 3 empates e com a seleção nacional em 3º lugar. São 3 a mais, sim, mas a verdade é que nos permite ficar em ansiedade para mais um jogo, agora contra a Croácia no próximo sábado.
O Manuel Acácio terá tempo para analisar o jogo e as expectativas com que podemos partir, no Fórum TSF. Mas para que não julgue que fomos só nós a sofrer, deixo-lhe o último minuto do Islândia-Áustria, num relato feito por um islandês que.... bem, não vou estragar a surpresa. Clique e verá que é maravilhoso.
3. A Caixa vai demorar. Mário Centeno deu ontem uma conferência de imprensa para dar a conhecer as linhas gerais do plano de recapitalização para o banco público. Fê-lo sem dar números, prometendo lucros para daqui a 5 anos - e afastando o cenário de integração do Novo Banco.
À direita, sem confirmação dos 5 mil milhões de euros, noticiados pela Antena 1 d TSF, PSD e CDS pediram de imediato uma auditoria externa (à CGD e ao Banif, porque pedir nunca é demais). Sendo que, de Bruxelas, o que veio foi um pedido de mais informação ao Governo - e um aviso de que este processo vai demorar.
4. A Comissão e o BCE estão preocupados connosco. No final de mais uma avaliação pós-programa de assistência, os credores europeus de Portugal alertaram que as políticas do Governo podem dificultar os objetivos traçados. Esta manhã, o Ministério das Finanças já respondeu que a execução do Orçamento é garantia suficiente de que tudo vai correr bem.
5. Duas informações úteis: o Governo aprova hoje um diploma que permitirá, a quem tem dívidas à Segurança Social, pagá-las em 150 prestações (quase o triplo do tempo limite que hoje existe); e a Deco libertou um novo estudo sobre os supermercados mais baratos do país - e como pode dar-lhe jeito, resolvi deixar-lhe aqui as conclusões.
PARA OUVIR E LER
O embate estava marcado: episódio 9, sexta serie, ou S06E09, como preferem os fanáticos da serie que não conseguem esperar e tem de ver o Game Of Thrones, mal o episódio é publicado na net. A HBO publicou ontem as filmagens da "batalha dos bastardos", a maior carnificina da Guerra dos Tronos. O Rui Tukayana avisa: para quem gosta, mas ainda não viu, pode haver informação a mais.
Vai ser um "Delírio" no Tivoli. A cantora brasileira Roberta Sá apresenta por cá o seu novo álbum, prometendo passar por outros temas incontornáveis da sua carreira. O Mário Dias teve o privilégio de falar com ela - e destapa aqui uma ponta do véu.
É precisamente com a música dela que me despeço. Chama-se "Samba de um minuto" e chega para nos deixar bem dispostos para o dia.
Que seja produtivo, sobretudo feliz. Até amanhã!