"Silêncio é cumplicidade." Aberta investigação de violação de direitos civis à polícia de Minneapolis
A investigação irá analisar as práticas do departamento de polícia local nos últimos dez anos para verificar se as autoridades participaram "em práticas discriminatórias sistemáticas".
Corpo do artigo
O governador do Minnesota anunciou a abertura de uma investigação por violação de direitos civis contra o departamento de polícia de Minneapolis, na sequência da morte de George Floyd.
"Silêncio é cumplicidade. Podem esperar que nosso governo use todas as ferramentas à nossa disposição para desconstruir gerações de racismo sistémico no nosso estado", anunciou Tim Walz, citado pela imprensa norte-americana.
A investigação irá analisar as práticas do departamento de polícia local nos últimos dez anos para verificar se as autoridades participaram "em práticas discriminatórias sistemáticas" contra a população afro-americana.
George Floyd, de 46 anos, morreu asfixiado durante uma detenção, que foi filmada e amplamente partilhada. As imagens mostram um agente a pressionar com o joelho o pescoço de Floyd.
A autópsia pedida pela família concluiu que o homem nascido em Houston, no Texas, morreu por estrangulamento.
A morte de George Floyd provocou uma onda de protestos contra o racismo e violência policial em dezenas de cidades norte-americanas, incluindo Washington, Nova Iorque, Los Angeles e Chicago.
12269064
12265545