O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou ao mediador internacional Kofi Annan que o sucesso do seu plano de paz depende do «fim do terrorismo», anunciou hoje a televisão estatal síria.
Corpo do artigo
«O sucesso do plano depende do fim do terrorismo, daqueles que o apoiam e da cessação do contrabando de armas», indicou Assad ao emissário durante um encontro hoje em Damasco, segundo a televisão.
O enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe, Kofi Annan, reuniu-se hoje em Damasco com Bashar al Assad, para tentar salvar o plano de paz traçado para o país.
Esta é a segunda visita de Annan à Síria desde o início da sua missão, há três meses, e ocorre depois de no domingo o Conselho de Segurança da ONU ter condenado o Governo sírio por utilizar artilharia num massacre em que foram mortas pelo menos 108 pessoas na cidade de Houla (centro).
O plano de paz apresentado por Annan tem por base um cessar-fogo, iniciado a 12 de abril, que tem sido violado regularmente, apesar do destacamento na Síria de uma missão de observadores da ONU.
De acordo com os últimos dados da ONU, desde o início da revolta popular na Síria, em março de 2011, morreram mais de 10.000 pessoas devido à violência e 230.000 estão deslocadas.