Os líderes do G8 apelaram ao governo sírio e a «todas as partes» para acabarem imediatamente com a violência, e aplicarem as disposições do plano de Kofi Annan para a resolução da crise política na Síria.
Corpo do artigo
«Estamos consternados com a perda de vidas humanas, com a crise humanitária e as violações graves e generalizadas dos direitos humanos na Síria», disseram os chefes de Estado e de governo do G8 (as sete economias mais industrializadas e a Rússia), reunidos desde sexta-feira à noite em Camp David, Maryland (Leste dos Estados Unidos), no comunicado final da reunião.
«O governo sírio e todas as partes devem imediatamente e integralmente aderir ao seu compromisso de aplicar o plano de seis pontos do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, em particular o fim de toda a violência», indicou o texto final.
O G8, que integra um forte aliado da Síria, a Rússia, afirmou ainda «apoiar os esforços» de Kofi Annan, mesmo que o antigo secretário-geral da ONU não tenha conseguido impor o cessar-fogo que, teoricamente, devia ter entrado em vigor a 12 de abril.
No mesmo comunicado, o G8 afirmou estar «determinado a considerar outras medidas das Nações Unidas», condenando ainda «os recentes atentados terroristas na Síria».