O Presidente dos EUA aprovou uma nova ajuda humanitária à Síria de 12 milhões de dólares (9,8 milhões de euros) para mitigar o que chamou «as horríveis atrocidades» do regime de Bashar al-Assad.
Corpo do artigo
A nova ajuda eleva a 76 milhões de dólares (cerca de 62,5 milhões de euros) o montante total dado pelos Estados Unidos em ajuda humanitária à Síria desde o início do conflito, há 16 meses, segundo um comunicado da Casa Branca.
A nova verba vai ser entregue ao Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, Cruz Vermelha Internacional, UNICEF e outras organizações que estão a dar assistência à população civil síria.
O comunicado sublinha que, depois de mais de um ano de conflito, a situação é de «extrema necessidade e em rápida deterioração».
Washington elogia por outro lado «a generosidade» de países como a Turquia, a Jordânia, o Líbano e o Iraque no acolhimento e assistência aos refugiados, «que fogem das horríveis atrocidades perpetradas pelo regime de Bashar al-Assad», e apela a toda a comunidade internacional para que envie ajuda humanitária.