O exército russo anunciou este domingo que grupos armados atacaram uma cidade no norte da Síria a partir de território turco, acrescentando que já pediram explicações aos Estados Unidos.
Corpo do artigo
As nove violações ao cessar-fogo na Síria, reveladas pela Rússia não preocupam Moscovo. O coordenador do gabinete russo para as questões sírias adianta que na generalidade do território a trégua está a ser cumprida.
Sergei Kuralenko revela que entre as violações está o bombardeamento na província de Latakia. Este gabinete do Kremlim acusou ainda a entrada nas últimas horas de 100 combatentes na Síria através da Fronteira com a Turquia, que cercaram a cidade de Tel Abyad, onde, de acordo com o Observatório sírio dos Direitos Humanos, pelo menos 70 combatentes do DAESH morreram num ataque a esta cidade que está sob controlo das forças curdo-sírias e que faz fronteira com a Turquia.
No entanto, nas informações disponibilizadas esta manhã pela Rússia não está o ataque aéreo Russo feito esta madrugada em Aleppo. A acusação é da oposição Síria que fez a denúncia junto das Nações Unidas. Foram atacadas seis cidades da província de Aleppo, como testemunham vídeos recebidos pela agência Reuters.
Por outro lado, em relação ao cessar-fogo existe uma discrepância nos números russos e americanos. Enquanto Moscovo diz que recebeu declarações de cessar-fogo de 17 grupos armados da oposição moderada, Washington entregou uma lista com o nome de 69 grupos que aceitaram as tréguas.
Entretanto um líder da oposição síria diz que pediu aos Estados Unidos informação sobre a forma como está a ser monitorizado o cessar-fogo, mas adianta que ainda não obteve nenhuma resposta...