Síria: Transbordo dos materiais químicos vai ser feito no porto italiano de Gioia Tauro
O governo italiano acaba de informar que o transbordo dos materiais químicos vindos da Siria vai ser feito na Calabria, no porto de Gioia Tauro, segundo informações da agência de notícias Ansa.
Corpo do artigo
Gioia Tauro é um dos maiores portos do mundo, em termos de movimentação de mercadorias. É a sétima maior porta de entrada de mercadorias na União Europeia.
Segundo a ANSA, que cita fontes do governo italiano, foi esta a escolha das autoridades italianas e da missão conjunta das Nações Unidas com a organização para a proibição das armas químicas, que está a coordenar o processo de destruição das armas químicas sirias.
Em causa está a operação de tranbordo dos contentores com os materiais químicos, do navio dinamarquês ARC Futura, para o navio norte americano, Cape Ray, que ainda não saiu dos Estados Unidos.
É neste navio que os químicos usados para o fabrico de gás mostarda e gás sarin serão dissolvidos.
Em Itália, esta manhã, o diretor da Organização para a Proibição das Armas Químicas confirmou o calendários da destruição do armamento, mantendo o fim de junho para a conclusão do processo.
Ahmaet Uzemcu acrescentou que a quantidade de materiais armazenados para destruição é um pouco menor que a esperada, sem no entanto quantificar.
Das mais de 500 toneladas esperadas, só foram transportadas para bordo do navio dinamarquês, 16 toneladas.