A Turquia avisou hoje que dará uma «resposta forte» a qualquer violação do seu espaço aéreo pela Síria, depois de Damasco ter qualificado de "agressão flagrante" o abate de um avião militar sírio pelas defesas antiaéreas turcas.
Corpo do artigo
«A nossa resposta será forte se violarem o nosso espaço aéreo», afirmou o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, num comício eleitoral, depois de saudar a ação das Forças Armadas turcas no incidente de hoje.
Um caça-bombardeiro sírio foi abatido hoje pelas defesas antiaéreas da Turquia quando bombardeava posições rebeldes junto à fronteira entre os dois países.
Uma fonte militar síria, citada pela agência estatal Sana, afirmou tratar-se de «uma agressão flagrante».
Segundo a imprensa turca, o exército avisou os aviões sírios que se aproximavam da fronteira para recuarem, mas um deles não o fez e foi abatido pelas forças turcas.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicou que os aparelhos estavam a bombardear forças rebeldes na província de Lattaqia (oeste da Síria).
Em 2012, aviões de guerra da Turquia abateram um helicóptero sírio que, segundo os turcos, penetrou dois quilómetros no espaço aéreo turco.
Meses antes, um caça turco tinha sido abatido pela Força Aérea da Síria, o que levou a Turquia a advertir Damasco de que qualquer ação militar junto à sua fronteira seria considerada uma ameaça.