Sismo afetou a ilha de Java, na Indonésia.
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 5.6 na escala de Richter abalou, esta segunda-feira, Cianjur, na ilha de Java, na Indonésia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Pelo menos 252 pessoas morreram na sequência do terramoto, e há, de acordo com as autoridades locais, edifícios que ruíram.
"Lamento anunciar que há 162 mortos", afirmou o governador a província de Java ocidental, Ridwan Kamil, numa mensagem vídeo - um número confirmado por Adam, porta-voz da câmara da cidade de Cianjur que, como muitos cidadãos indonésios, tem apenas um nome.
Há ainda registo de cerca de 700 feridos.
"As vítimas continuam a chegar de muitas áreas. Cerca de 700 pessoas ficaram feridas", disse Suherman à Kompas TV.
Suherman acrescentou que devido aos danos provocados pelo sismo, muitas estradas e autoestradas da região estão cortadas e algumas centrais de distribuição de energia elétrica foram afetadas, provocando cortes de energia em várias localidades.
Após o terramoto inicial, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG) registou 25 réplicas em apenas duas horas.
A província de Java Ocidental, com quase 50 milhões de habitantes, é a mais populosa da Indonésia.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, registou o terramoto às 13h21 (06:21 em Lisboa) e localizou o epicentro a 16,7 quilómetros da cidade de Cianjur, que tem uma população de cerca de 170.000 pessoas.
Em outros vídeos que circulam na Internet, é possível ver pessoas em macas num hospital da região e várias outras a receber atendimento médico.
O terramoto também causou danos a várias residências e infraestruturas nos arredores de Cianjur, que fica a cerca de 75 quilómetros de Jacarta, onde os moradores também sentiram os tremores, segundo relatos de usuários nas redes.
Por sua vez, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG) estimou a magnitude do abalo em 5,6 e descartou um perigo "potencial para 'tsunami'".
Na sexta-feira, um sismo de magnitude 6,9 sacudiu a costa oeste da Indonésia e o epicentro foi localizado perto da pequena ilha de Enggano.
A Indonésia, com cerca de 275 milhões de habitantes, fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica na qual são registados cerca de 7000 terramotos a cada ano, a maioria deles moderados.
Notícia atualizada às 10h00 - 22/11