O epicentro localizou-se a norte de Florença, a uma profundidade de 8,4 quilómetros.
Corpo do artigo
Um sismo de magnitude 5.1 na escala de Richter atingiu, esta segunda-feira, o norte de Florença, em Itália, adiantou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Por sua vez, o Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Itália fala num abalo de magnitude 4.8.
O terramoto foi registado às 05h10 locais (04h10 em Lisboa) e o epicentro foi localizado a uma profundidade de 8,4 quilómetros, perto de Marradi, uma cidade com cerca de três mil habitantes, a cerca de 42 quilómetros a norte de Florença.
Até ao momento não foram registados feridos, mas os bombeiros ainda estão a inspecionar várias habitações.
"Há muita preocupação. Todas as pessoas estão na rua, mas não foram relatados danos particulares", afirmou o presidente da câmara, Tommaso Triberti, citado pela agência de notícias AFP.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, nas cidades de Marradi, Borgo San Lorenzo e Firenzuola, as escolas foram encerradas por precaução e algumas ligações de comboio estão a sofrer perturbações no serviço.
Cerca de 30 minutos antes, numa zona vizinha, em Mugello, a rede sísmica italiana registou um abalo de magnitude 3.3 e, posteriormente, foram também registados outros 25 pequenos sismos, entre 2.8 e 1.1 na escala de Richter.
Em 2019, um abalo de magnitude 4,5 atingiu Mugello, causando pequenos danos e provocando uma racha na fachada de uma igreja do século XVII. A mesma cidade foi atingida por um sismo devastador em 1919, um dos piores do século, provocando a morte a cerca de 100 pessoas.
Esta é uma zona montanhosa caracterizada por um elevado perigo sísmico.